sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

MSDN - Microsoft Developer Network

Minha primeira dica para estudo em C# ou qualquer tecnologia .Net não poderia ser outra senão o site http://www.msdn.com.br. A base de todo conteúdo de estudos da tecnologia Microsoft é nesse site, seja você um desenvolvedor Jr. ou Sr.

Não vou conseguir descrever em apenas um post tudo que tem nesse site, mas vou descrever as seções para iniciantes que nos interessa nesse momento. Na página principal, temos a seção "Começando". Tem muito material interessante, que vou resumir agora:
Introdução à Plataforma Microsoft: Informações sobre diversas linguagens, ferramentas de desenvolvimento, framework, diferentes formas de desenvolvimento como Office, Mobile, Desktop, Web... Enfim, para você que está por fora do que é a tecnologia que você está estudando aqui você pode aprender e ficar por dentro.

Capacitação Gratuita: Capacitação é uma palavra bacana. Agora capacitação Gratuita é muito mais! Na minha opinião é a parte mais interessante do site. Lá você encontra os Programas de Capacitação como "Desenvolvedor 5 estrelas", onde você estuda um material fornecido por eles e depois faz uma prova online. Conforme vai passando nas provas vai ganhando estrelas, mas precisa se dedicar! Veja todos os programas que são bem legais.

Aprendizado para Iniciantes: São 3 níveis de ensino para iniciantes. É em inglês, mas pra quem tem inglês técnico pode acompanhar o curso sem dificuldades. Recomendo, essa série de lições é muito boa!

Videocasts: Vídeos curtos que ensinam lições específicas. É bom para você que quer aprender como fazer uma tarefa em especial.

Biblioteca MSDN: Aqui você encontra toda documentação possível e imaginável sobre .Net. Tem explicações e exemplos de tudo quanto é tecnologia Microsoft. No decorrer do seu aprendizado tenho certeza que ainda vai precisar acessar muito essa área do site.

Centro de Avaliação de Software: Para você que não aguenta lançarem as novas versões dos produtos e quer testar a versão beta aqui é um bom lugar pra você. O bom é que quando lançarem a ferramenta você já estará acostumado com ela. Não sou fã de software beta, mas o pessoal gosta  : )

Bom, agora você não pode reclamar que não tem o que fazer. Tem MUITO material somente nesses itens que comentei, navegue bastante, leia sobre o que se trata cada um dos programas de treinamento, escolha UM deles e comece a fazer. Não tente fazer tudo de uma vez senão vai acabar não fazendo nenhum.

Enjoy!

Um comentário:

  1. Gostei muito de suas dicas . Tenho certeza de que vão me ajudar bastante. Estou nesta correria para mudar de area para programação e neste momento vc deixou dicas valiosas .

    Grato e abrs
    Luis

    ResponderExcluir